quinta-feira, 29 de julho de 2010

PELADA Nº 14 17/07/2010

Resenha da pelada de nº 14
17 de julho de 2010

 Placar do jogo: time azul 6 x 5 time amarelo
 Craque do jogo: - Marco Aurélio - 6 votos
 Gol mais bonito: Marco Aurélio - 6 votos
 Nota do árbitro: 8,8

Próxima pelada: 31/7/2010
Próximo tira-gosto: ALAN/AURECY

Pra variar meus amigos, mais uma vez tivemos um bate boca antes da pelada ser iniciada. Motivo? O mesmo de sempre. Como dividir os peladeiros para que haja um maior equilíbrio no jogo? Segundo fui informado, a próxima pelada (31/7) é a última do ciclo, ou seja, haverá um novo sorteio. Vamos ver se dessa vez o grupo consegue chegar a um consenso e que a motivação seja cada vez maior.
O jogo
Com relação ao jogo, mesmo com toda a celeuma antes da bola rolar, tivemos um espetáculo bastante equilibrado, apesar do maior volume de jogo dos canários no primeiro tempo. Ao final do jogo surgiram alguns comentários um tanto quanto capciosos, do tipo: - “Vamos pedir exame antidoping”! Que pedir teste o que galera! Vocês estão pensando que o time azul ia engolir outra perua como a do sábado passado. Enganaram-se, o time celeste dessa vez jogou tudo que sabe e botou o meio de campo dos canários no bolso. Bem feito, pois já tinha “neguinho” chamando o setor de meio de campo do time amarelo de “Quarteto fantástico”. Mas segundo comentários, eles estavam mais é para “Quarteto asmático”, e vou dizer por quê! Aurecy só quis entrar no segundo tempo, jogou cinco minutos e pediu pra sair, dizendo: - Minhas taxas estão altas! (Tu és banqueiro danado? Vai jogar bola e ajudar o teu time!). Valdir chegou com uma cara de quem saiu com tanta pressa, pra não chegar atrasado ao jogo, que nem a conta do bar pagou. Marinho entrou e saiu uma dez vezes de campo. Já tinha gente perguntando se ele tinha visitado Lamartine e se tinha comido alguma coisa por lá. E Marco Aurélio parecia mais que estava passeando em campo (é a Barbie nada!).
Pois é caro leitores, o time celeste jogou bem e com garra. Souberam variar as jogadas, imprimiram uma marcação cerrada no meio de campo (sem porrada, né Negão?) e aproveitaram as oportunidades que tiveram para marcar os gols. Valeu Azulão!
Já ia esquecendo. Todos os jornalistas comentaram que o time celeste se houve bem na partida. Negão (Tais bombando, hein?), Celso, Ângelo, Joca, Renato (que mesmo tendo passado um tempo afastado voltou muito bem), e os demais. Mais o interessante foi a piadinha que soltaram: - Pô, até João jogou bola “meu”, dessa vez não tinha pra ninguém! (Liga não João, esses repórteres de campo são todos fuleros!)
Comes e bebes
É caros pinguços, em época de (Tô com minhas taxas altas!), eis que surge uma feijoada light. Pois é, J. Ronaldo e Renato fizeram a alegria da Clínica Geriátrica. O caldeirão de feijoada que eles levaram parecia que era pra alimentar a população de Barreiros. Eles sabem com quem estão lidando! Estava uma delícia e fez a alegria da galera. Valeu! APROVADA!
Informativos
Quem sempre vive soltando as penas dessa vez resolveu voar! Não pensem que se trata de poesia, caros peladeiros. Estou falando do nosso amigo Vivi que foi para o Canadá (Aquela peça vai pra Caruaru e volta falando francês imaginem quando ele retornar do Canadá!).
Vivi, todos nós da pelada Séc. XXI desejamos que você e sua maravilhosa família tenham uma excelente estada no Canadá e que possam aproveitar ao máximo essa oportunidade. Grande abraço.
 Pessoal, não vamos nos esquecer do nosso compromisso com relação à compra da televisão e do fogão. A contribuição é para ser feita nessa próxima pelada.
Agradecimento
A pelada Séc. XXI agradece a Vivi não só pela sua colaboração para aquisição da TV e do fogão, mas também por ter se disponibilizado para efetuar a compra dos mesmos. São com atitudes como a que você teve que o nosso grupo se fortalece. PARABÉNS!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

PELADA Nº 13 03/07/2010

Resenha da pelada de nº 13
3 de julho de 2010

REDATOR DE PLANTAO- M.AURELIO

Ø Placar do jogo: time azul 2 x 14 time amarelo
Ø Craque do jogo: - Marco Aurélio e Valdir - 4 votos
Ø Gol mais bonito: Edmilson - 6 votos
Ø Nota do árbitro: 8,6

Próxima pelada: 17/7/2010
Próximo tira-gosto: J. Ronaldo e Renato

Amigos da pelada Séc. XXI, como os comentários da semana passada chegaram muito tarde ao nosso Blog, reescrevo, na integra, o apelo feito anteriormente às famílias pernambucanas afetadas pelas últimas enchentes.

Caros peladeiros, iniciamos a coluna dessa semana fazendo um apelo a todos aqueles que puderem contribuir com as famílias pernambucanas, residentes em mais de 60 município do Estado, prejudicadas pelas chuvas e que se encontram em situação de emergência ou de calamidade.

A Coordenadoria de Devesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou, recentemente, que mais de 25 mil pessoas estão desabrigadas no Estado, enquanto 55 mil estão desalojadas. Das 39 cidades mais afetadas pela enchente em Pernambuco, 30 estão em estado de emergência e outras nove em estado de calamidade pública. Ainda não há número oficial de desaparecidos. No entanto, há registro de mais de 15 óbitos.

Portanto, diante dessa situação estarrecedora e de enorme pesar, ratificamos o nosso pedido aos peladeiros e às suas respectivas famílias que, na medida do possível, levem para a próxima pelada, alimentos não-perecíveis; agasalhos; roupas; produtos para higiene pessoal; colchões; entre outros utensílios. Haverá uma pessoa responsável (Marco Aurélio) pelo recebimento de todas as doações, oriundas de um ato nobre e de generosidade, as quais serão encaminhadas ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, que se responsabilizará em fazer a entrega aos municípios pernambucanos atingidos.

O jogo

Antes da bola rolar alguns peladeiros se reuniram no centro do gramado para discutirem sobre a metodologia de sorteio dos times que vem sendo adotada. A questão é que a divisão dos times se dá por sorteio entre duplas que se equivalem, contudo, como alguns jogadores têm faltado com certa frequência, não está havendo equilíbrio entre os times ou então nas peças de reposição. Alguns jornalistas que fizeram a cobertura do jogo e que entrevistaram os peladeiros envolvidos na celeuma, foram unânimes em concordar com o modelo atual de divisão das equipes, acrescentaram, ainda, que o que está acontecendo é falta de compromisso por parte de alguns integrantes do grupo. Mas, reconheceram, também, que em algumas peladas a falta de equilíbrio tem provocado desmotivação em alguns jogadores e, consequentemente, placares muito elásticos, como o que ocorreu no último encontro. Dessa forma, o melhor a ser feito é conversas com o grupo, cobrar uma participação mais efetiva e amadurecer algumas ideias que possam tornar as peladas mais competitivas.

Mas, falando do jogo, nós tivemos dos tempos bastante distintos. No primeiro tempo, ambas as equipes entraram em campo com um futebol envolvente, boas jogadas no meio de campo e com vários arremates a gol. Uma jogada que vale ressaltar foi o drible que o lateral direito dos Canários, Lamartine, aplicou sobre Vivi. Foi um drible da vaca, realizado de costas e, ainda, com uma risadinha na conclusão da jogada o que deixou “Viviane” irada e prometendo passar a gilete no engraçadinho (Ô camarada, tu já deixaste a bichona empenada e ainda tira onda. Tem amor a vida não, é?). Mas a turma do “deixa disso” consegui apaziguar os ânimos e a pelada prosseguiu, terminando o primeiro tempo com o placar de 2x1 para o time Amarelo.

No segundo tempo a situação foi bem diferente. O meio de campo dos Canários, composto por Aurecy, Marinho, Valdir e Marco Aurélio, deram um show de bola. Envolveram completamente o time adversário, que vale ressaltar não estava inferior, mas tinha um menor número de atletas no banco de reservas, o que dificultou as substituições. Mas, independentemente desse detalhe, o que vimos foi um entrosamento sem igual dos Canários, que mesmos com substituições no transcorrer da partida o time não perdeu o ritmo e jogou um belo futebol, culminando com uma goleada de 14x2 (“Varei-te homi”!). Tanto foi assim, que os dois jogadores escolhidos como os craques do jogo faziam parte do meio de campo do time Amarelo (Já tem neguinho Amarelo de raiva com essa situação. Não preciso nem dizer quem é, não é pessoal?).
E quando a pelada já estava se encaminhando para o final apareceu mais um engraçadinho (o primeiro foi Lamartine). Com um placar que dispensa comentários, Marco Aurélio inventou de dar umas reboladas, querendo driblar para um lado e para o outro, cheio de firula (pra não dizer frescura!). Resultado. J. Rodrigues, conhecido por Negão (pelo apelido já dá pra ter ideia do tamanho do homem, hein?), deu-lhe uma lapada, mas daquelas bem dadas que pega a bola, o joelho, a orelha e tudo mais que fizer parte do “dito cujo”. Pois é, a gazela já caiu perguntando se tinham anotado a placa da carreta que tinha lhe atropelado. E não acabou aí não. Negão ficou arretado com o juiz por que marcou falta (e lhe expulsou) e saiu resmungando: (segundo me informaram!) eu quero que ele (Marco Aurélio) fale alguma coisa ou diga que foi falta, pra eu terminar o serviço! Tem calma aí, Negão! Que ele mereceu, mereceu, mas tu não tomasses teu remédio antes da pelada não foi?

Mas no final deu tudo certo, os dois são amigos e isso é coisa de pelada, às vezes agente esquenta a cabeça. O engraçado foi que, já terminado o jogo, Marco Aurélio estava saindo de campo (mancando) quando Negão, que já estava do lado de fora, se dirigiu para ele e levantou a mão. Marco Aurélio se abaixou e disse. – Vai concluir a jogada, é? (o cara ficou traumatizado. Bem feito!) Na realidade, Negão levantou a mão para cumprimentá-lo e pedir desculpas. É isso aí Negão, valeu!

Comes e bebes

Dessa vez quem fez a alegria dos peladeiros foi Zé Lúcio e Lenildo. O negócio foi tão bom que não deu pra quem quis. Literalmente! Eles levaram uma Vaca-Atolada (e quem se atolou fui eu que não vi nem a cor!) que foi um sucesso. Tinha neguinho que fazia o prato e nem se quer sentava, já entrava na fila novamente (viesse da guerra foi condenado da costa oca?). E para encerrar, nossos amigos serviram Fritada de Charque que, segundo comentários, estava o Manjar dos Deuses. Pois é, os Mestres Cuca fizeram tanto sucesso que Jorge sugeriu que eles continuassem responsáveis pelos Comes e bebes dali por diante. Valeu Zé Lúcio e Lenildo, vocês são nota 10!

Não podemos deixar de agradecer a Vanusa que teve participação fundamental na preparação do Cardápio. É isso aí Vanusa, os pingunços agradecem!

Informativos
Ø Aniversariantes de Julho

· Jorge – 24/7 (Náutico)
· Renato – 28/7 (Sport)

Ø Conserto do Freezer
Custo de R$ 340,00. Este compromisso será assumido pela pelada Século XXI.

Ø Compra de Televisão e de Fogão

Visando atender com melhor qualidade os integrantes da pelada Séc. XXI, bem como oferecer certo conforto e diversão ao nosso amigo e “Barman”, Ricardo (e pra vê se esse danado não faz mais menino!), ficou acordado, na última pelada, a compra de uma televisão e de um fogão, sendo o valor dos mesmos, dividido pelos interessados em colaborar.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

PELADA Nº 12 19/06/2010



Resenha da pelada de nº 12
19 de junho de 2010

Ø Placar do jogo: time azul 3 x 5 time amarelo
Ø Craque do jogo: - Diego - 4 votos
Ø Gol mais bonito: Ângelo - 6 votos
Ø Nota do árbitro: 8,0

Próxima pelada: 3/7/2010

Próximo tira-gosto: Lenildo e José Lúcio

Caros peladeiros, iniciamos a coluna dessa semana fazendo um apelo a todos aqueles que puderem contribuir com as famílias pernambucanas, residentes em mais de 60 município do Estado, prejudicadas pelas chuvas e que se encontram em situação de emergência ou de calamidade.

A Coordenadoria de Devesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou, recentemente, que mais de 25 mil pessoas estão desabrigadas no Estado, enquanto 55 mil estão desalojadas. Das 39 cidades mais afetadas pela enchente em Pernambuco, 30 estão em estado de emergência e outras nove em estado de calamidade pública. Ainda não há número oficial de desaparecidos. No entanto, há registro de mais de 15 óbitos.

Portanto, diante dessa situação estarrecedora e de enorme pesar, ratificamos o nosso pedido aos peladeiros e às suas respectivas famílias que, na medida do possível, levem para a próxima pelada, alimentos não-perecíveis; agasalhos; roupas; produtos para higiene pessoal; colchões; entre outros utensílios. Haverá uma pessoa responsável (Marco Aurélio) pelo recebimento de todas as doações, oriundas de um ato nobre e de generosidade, as quais serão encaminhadas ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, que se responsabilizará em fazer a entrega aos municípios pernambucanos atingidos.

O jogo
Com relação ao jogo vários peladeiros entraram em contato com a nossa redação para saber se a Federação manteria o dia e o horário do jogo, já que os dois dias que precederam a pelada foram de intenso temporal em todo o Estado. Coube ao nosso repórter de campo, Nilton, contatar com o diretor de futebol FPF, o qual confirmou que o jogo seria mantido, pois não poderia fazer alterações na tabela por falta de data, já que com o evento da Copa do Mundo o calendário teria ficado bastante apertado. Acrescentou, ainda, que em outras oportunidades parecidas, mesmo com um número menor de atletas, a pelada ocorreu, não trazendo prejuízos para nenhuma das equipes e nem ao campeonato.

Antes de a bola rolar o árbitro da partida, juntamente com os capitães dos dois times foram analisar o estado do gramado para verificar se havia condições de dar por iniciada a partida. Após uma breve observação, constatou-se que apesar do gramado estar um pouco pesado, as condições para a prática do futebol eram perfeitas, já que a drenagem do campo é excelente e não comprometeria o espetáculo nem tão pouco a integridade física dos atletas.

Dessa forma o árbitro apitou o início da pelada, que mesmo com a ausência de alguns jogadores, principalmente do time Azul, começou num ritmo acelerado. Vale ressaltar que o time Amarelo ainda estava ressentido com a última atuação, quando dominava o jogo e o placar, mas no final da partida cedeu a vitória. Logo no início do jogo o meia-atacante Marco Aurélio fez uma bonita jogada com o centro-avante Brother, o meia dominou a bola, driblou o goleiro e empurrou a bola para o fundo da rede. A partir daí o time Azul não conseguiu se articular no meio de campo nem oferecer riscos para a defesa do time Amarelo. Ao final do primeiro tempo o placar apontava 3 para os Canário e 0 para os Celestes. No intervalo do jogo Marco Aurélio disse que oferecia o gol ao capitão do time, Aurecy, devido às discussões ocorridas na última pelada, quando o capitão atuou apaziguando a situação, como deve ser um verdadeiro líder.

Na volta para o segundo tempo, o time Celeste se reforçou com a chegada de do lateral direito Fumanchu e do meio campista Sidney, que deram mais equilíbrio ao time, principalmente na articulação das jogadas, o que levou à marcação de 2 gols, acendendo a luz vermelha para os Canários. Dizem que nesse momento Aurecy colocou as mãos na cabeça e disse – Não, de novo não! Mas, como diz o ditado “gato (AMARELO) escaldado tem medo de água fria”, então os canários acordaram para o jogo e numa jogada no meio campo entre Marco Aurélio e Miguel, esse último num passe de categoria deixou J. Ronaldo na cara do gol que finalizou com perfeição ampliando o placar. Contudo, não parou por aí! O jogo continuou quente e o Louco Abreu, como é chamado carinhosamente o nosso amigo Ângelo, numa jogada de muita raça fez mais um belo gol para os Celestes, acendendo de vez todas as fogueiras de São João e São Pedro. Foi aí que Diego, goleiro dos Canários, começou a aparecer com defesas fantásticas, impedindo qualquer tentativa de empate por parte dos Celestes. Não foi à toa que Diego foi eleito pela crônica esportiva como o melhor jogador em campo! Pois é, com um paredão lá atrás e com um artilheiro no ataque, não podia ser diferente, no finalzinho da partida, Brother aproveitou um lançamento e marcou o último gol da pelada fechando o placar em 5 a 3 e acabando, de vez, com quaisquer pretensões do time Celeste.



Comes e bebes
Edmilson e George foram os responsáveis pela alegria da galera. Iniciaram o cardápio servindo moela de galinha e amendoim (com casca ou sem casca, amigão?). Em seguida disseram que sairia um churrasco de primeira. Meus amigos teria sido melhor que eles não tivessem anunciado mais nada. Os dois inventaram de contratar um tal de JORGE para fazer o churrasco, o cabra é mais enrolado do que uma bobina. A chiadeira foi geral, pois comia-se de tudo, mas carne que é bom, ninguém viu! A salvação foi Paula, esposa de Ângelo, que proporcionou uma surpresa para os aniversariantes do mês (Ângelo, Edmilson e Ricardo) levando um belo bolo, que por sinal não deu para quem quis, pois além de estar uma delícia (parabéns, Paula), o pessoal comeu bolo em substituição à carne na hora do almoço. Culpa de quem? Eu não queria falar, de jeito nenhum!!! Mas, como os comentários saíram por parte dos peladeiros que estavam presentes, eu não posso omitir os fatos. A galera dizia o seguinte: esse Jorge é “lasca” mesmo, não jogou nada, reclamou que só a “mulesta” e ainda mata a gente de fome, se dizendo “o churrasqueiro”! Vai pra casa tomar gagau que é o melhor que você faz JORJÃO!

O clima só melhorou quando o filho de Ângelo chegou com uma dobradinha. Pense na situação! Parecia um bando de urubu na carniça. E também, meus amigos, nossa queridíssima Dona Lili, que não pôde comparecer à pelada, mas enviou um caldinho de peixe que deixou todo mundo com olho de “peixe morto”. Dona Lili, Dona Lili, não brinque não, por que no dia que a senhora farrapar os pingunços vão todinhos bater à sua porta, quem avisa amigo é!
Ei Jorjão! Não fique triste não. O churrasco demorou, mas saiu. E quando saiu foi pra torar na emenda. Fazia tempo que a galera não apreciava um churrasco com tanta qualidade com o que você fez. E essa tarefa é só pra quem gosta, viu? Pois dá um trabalhão, tem que ter boa vontade e acima de tudo tem que ser um “expert” no assunto. Valeu JORGE, o pessoal gostou tanto que no final do almoço tinha um grupo reunido comentando: - Pôxa, “mamãe Dolores” arrasou!

Informativos

Nosso amigo George, sempre gentil, presenteou os que fazem a pelada Séc. XXI com um belo relógio de parede, que de imediato foi colocado em exposição. Como não poderia deixar de ser, um gaiato tratou logo de gritar lá de trás! - É pra Jorge não atrasar mais o churrasco! Ô camarada, tem piedade do cabra, tu não sabes que ele é “sensível”, dá um tempo!

Quem esteve presente à pelada foi Leonardo, representante da Mondaine e amigo dos peladeiros Edmilson, Jorge e George. Seja bem-vindo!

Olha só! Essa pelada ta ficando muito chique! Foi lançado, no blog oficial da pelada Séc. XXI, na semana passada, uma opção para aqueles peladeiros mais relaxados (pra não dizer preguiçoso) no que diz respeito à responsabilidade pelos Comes e Bebes. O restaurante Sabor da Casa ganhou a licitação, cadastrou-se junto à nossa tesouraria, que está sob responsabilidade de Nilton, ficando, dessa forma apto a fornecer almoço para a pelada. Maiores informações contatar com Nilton ou com o gerente do restaurante através do telefone: 8754-8906.
Aniversariantes do mês:
· Ângelo
· Edmilson
· Ricardo
· CELSO


Inadimplência

Atenção pessoal que está em débito com a tesouraria. A comissão organizadora informa que quem estiver inadimplente não poderá jogar a próxima pelada, a não ser que quite o débito antes do jogo ser iniciado. Esta atitude se baseia no Estatuto da pelada e que é de conhecimento geral, tendo em vista que todos os peladeiros o assinaram após o mesmo ter sido aprovado por unanimidade. Vale salientar, ainda, que o dinheiro arrecadado não é simplesmente para fazer caixa, mas para honrar os compromissos assumidos com a manutenção da pelada

A Comissão Organizadora.