3 de julho de 2010
REDATOR DE PLANTAO- M.AURELIO
Ø Placar do jogo: time azul 2 x 14 time amareloØ Craque do jogo: - Marco Aurélio e Valdir - 4 votos
Ø Gol mais bonito: Edmilson - 6 votos
Ø Nota do árbitro: 8,6
Próxima pelada: 17/7/2010
Próximo tira-gosto: J. Ronaldo e Renato
Amigos da pelada Séc. XXI, como os comentários da semana passada chegaram muito tarde ao nosso Blog, reescrevo, na integra, o apelo feito anteriormente às famílias pernambucanas afetadas pelas últimas enchentes.
Caros peladeiros, iniciamos a coluna dessa semana fazendo um apelo a todos aqueles que puderem contribuir com as famílias pernambucanas, residentes em mais de 60 município do Estado, prejudicadas pelas chuvas e que se encontram em situação de emergência ou de calamidade.
A Coordenadoria de Devesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou, recentemente, que mais de 25 mil pessoas estão desabrigadas no Estado, enquanto 55 mil estão desalojadas. Das 39 cidades mais afetadas pela enchente em Pernambuco, 30 estão em estado de emergência e outras nove em estado de calamidade pública. Ainda não há número oficial de desaparecidos. No entanto, há registro de mais de 15 óbitos.
Portanto, diante dessa situação estarrecedora e de enorme pesar, ratificamos o nosso pedido aos peladeiros e às suas respectivas famílias que, na medida do possível, levem para a próxima pelada, alimentos não-perecíveis; agasalhos; roupas; produtos para higiene pessoal; colchões; entre outros utensílios. Haverá uma pessoa responsável (Marco Aurélio) pelo recebimento de todas as doações, oriundas de um ato nobre e de generosidade, as quais serão encaminhadas ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, que se responsabilizará em fazer a entrega aos municípios pernambucanos atingidos.
O jogo
Antes da bola rolar alguns peladeiros se reuniram no centro do gramado para discutirem sobre a metodologia de sorteio dos times que vem sendo adotada. A questão é que a divisão dos times se dá por sorteio entre duplas que se equivalem, contudo, como alguns jogadores têm faltado com certa frequência, não está havendo equilíbrio entre os times ou então nas peças de reposição. Alguns jornalistas que fizeram a cobertura do jogo e que entrevistaram os peladeiros envolvidos na celeuma, foram unânimes em concordar com o modelo atual de divisão das equipes, acrescentaram, ainda, que o que está acontecendo é falta de compromisso por parte de alguns integrantes do grupo. Mas, reconheceram, também, que em algumas peladas a falta de equilíbrio tem provocado desmotivação em alguns jogadores e, consequentemente, placares muito elásticos, como o que ocorreu no último encontro. Dessa forma, o melhor a ser feito é conversas com o grupo, cobrar uma participação mais efetiva e amadurecer algumas ideias que possam tornar as peladas mais competitivas.
Mas, falando do jogo, nós tivemos dos tempos bastante distintos. No primeiro tempo, ambas as equipes entraram em campo com um futebol envolvente, boas jogadas no meio de campo e com vários arremates a gol. Uma jogada que vale ressaltar foi o drible que o lateral direito dos Canários, Lamartine, aplicou sobre Vivi. Foi um drible da vaca, realizado de costas e, ainda, com uma risadinha na conclusão da jogada o que deixou “Viviane” irada e prometendo passar a gilete no engraçadinho (Ô camarada, tu já deixaste a bichona empenada e ainda tira onda. Tem amor a vida não, é?). Mas a turma do “deixa disso” consegui apaziguar os ânimos e a pelada prosseguiu, terminando o primeiro tempo com o placar de 2x1 para o time Amarelo.
No segundo tempo a situação foi bem diferente. O meio de campo dos Canários, composto por Aurecy, Marinho, Valdir e Marco Aurélio, deram um show de bola. Envolveram completamente o time adversário, que vale ressaltar não estava inferior, mas tinha um menor número de atletas no banco de reservas, o que dificultou as substituições. Mas, independentemente desse detalhe, o que vimos foi um entrosamento sem igual dos Canários, que mesmos com substituições no transcorrer da partida o time não perdeu o ritmo e jogou um belo futebol, culminando com uma goleada de 14x2 (“Varei-te homi”!). Tanto foi assim, que os dois jogadores escolhidos como os craques do jogo faziam parte do meio de campo do time Amarelo (Já tem neguinho Amarelo de raiva com essa situação. Não preciso nem dizer quem é, não é pessoal?).
E quando a pelada já estava se encaminhando para o final apareceu mais um engraçadinho (o primeiro foi Lamartine). Com um placar que dispensa comentários, Marco Aurélio inventou de dar umas reboladas, querendo driblar para um lado e para o outro, cheio de firula (pra não dizer frescura!). Resultado. J. Rodrigues, conhecido por Negão (pelo apelido já dá pra ter ideia do tamanho do homem, hein?), deu-lhe uma lapada, mas daquelas bem dadas que pega a bola, o joelho, a orelha e tudo mais que fizer parte do “dito cujo”. Pois é, a gazela já caiu perguntando se tinham anotado a placa da carreta que tinha lhe atropelado. E não acabou aí não. Negão ficou arretado com o juiz por que marcou falta (e lhe expulsou) e saiu resmungando: (segundo me informaram!) eu quero que ele (Marco Aurélio) fale alguma coisa ou diga que foi falta, pra eu terminar o serviço! Tem calma aí, Negão! Que ele mereceu, mereceu, mas tu não tomasses teu remédio antes da pelada não foi?
Mas no final deu tudo certo, os dois são amigos e isso é coisa de pelada, às vezes agente esquenta a cabeça. O engraçado foi que, já terminado o jogo, Marco Aurélio estava saindo de campo (mancando) quando Negão, que já estava do lado de fora, se dirigiu para ele e levantou a mão. Marco Aurélio se abaixou e disse. – Vai concluir a jogada, é? (o cara ficou traumatizado. Bem feito!) Na realidade, Negão levantou a mão para cumprimentá-lo e pedir desculpas. É isso aí Negão, valeu!
Comes e bebes
Dessa vez quem fez a alegria dos peladeiros foi Zé Lúcio e Lenildo. O negócio foi tão bom que não deu pra quem quis. Literalmente! Eles levaram uma Vaca-Atolada (e quem se atolou fui eu que não vi nem a cor!) que foi um sucesso. Tinha neguinho que fazia o prato e nem se quer sentava, já entrava na fila novamente (viesse da guerra foi condenado da costa oca?). E para encerrar, nossos amigos serviram Fritada de Charque que, segundo comentários, estava o Manjar dos Deuses. Pois é, os Mestres Cuca fizeram tanto sucesso que Jorge sugeriu que eles continuassem responsáveis pelos Comes e bebes dali por diante. Valeu Zé Lúcio e Lenildo, vocês são nota 10!
Não podemos deixar de agradecer a Vanusa que teve participação fundamental na preparação do Cardápio. É isso aí Vanusa, os pingunços agradecem!
Informativos
Ø Aniversariantes de Julho
· Jorge – 24/7 (Náutico)
· Renato – 28/7 (Sport)
Ø Conserto do Freezer
Custo de R$ 340,00. Este compromisso será assumido pela pelada Século XXI.
Ø Compra de Televisão e de Fogão
Visando atender com melhor qualidade os integrantes da pelada Séc. XXI, bem como oferecer certo conforto e diversão ao nosso amigo e “Barman”, Ricardo (e pra vê se esse danado não faz mais menino!), ficou acordado, na última pelada, a compra de uma televisão e de um fogão, sendo o valor dos mesmos, dividido pelos interessados em colaborar.